terça-feira, 14 de maio de 2019

PARALISAÇÃO DIA 15 DE MAIO DE 2019

No dia 15 de Maio de 2019 a equipe de Filosofia irá aderir à paralisação contra os cortes de verbas na educação e contra a Reforma da Previdência. Mas afinal, o que está acontecendo?
O governo Bolsonaro congelou grande parte do orçamento destinado à educação. Esses valores seriam utilizados para a implementação de novas escolas, infraestrutura escolar, reformas, programas de formação dos professores, bolsas de estudo e programas de pós graduação.
Esses cortes estão sendo justificados pelo governo como uma mudança de foco: tirar dinheiro das universidades públicas para colocar na educação básica. No entanto, o que foi visto é que esses cortes atingiram também a educação básica (creches, escolas de Ensino Fundamental e Médio). Ou seja, em verdade, o que aconteceu foi um ataque ao direito de escolarização e à qualidade do ensino.
Como é sabido, a Educação é um processo que leva à autonomia. Isso significa que é através do processo de escolarização que conseguimos o acesso à cultura humana acumulada historicamente e a partir dele desenvolvemos uma capacidade de crítica e reflexão sobre nós e o mundo em que estamos inseridos. Indivíduos que ficam fora desse processo são mais facilmente manipulados e controlados, ficam à mercê da vontade do poder estabelecido.
Sócrates, filósofo grego do período Clássico, no exercício de seu pensamento, passou a incomodar os políticos de seu tempo. Utilizando apenas perguntas, mostrava que de fato eles não sabiam nada e que eram mantidos apenas pela aparência de saber. Por essa razão foi condenado à morte.
Os exemplos históricos das lutas pela Justiça, Liberdade, Igualdade, direito à Educação e à vida digna são inúmeros. Posicionar-se é extremamente necessário para promover mudanças nesse cenário e garantir os direitos conquistados anteriormente. Pensar é perigoso, pensar é um ato de coragem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário