quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

O QUE É FILOSOFIA?

* FILOSOFIA – Etimologia

Os gregos antigos tinham primeiramente uma consciência mítica, cuja principal manifestação dessa consciência foram com os poemas de Homero e Hesíodo.
Quando se deu a passagem do mundo mítico para a consciência racional, apareceram os primeiros sábios, sophos, como se diz em grego. Um deles, chamado Pitágoras (séc. VI a.C.), também famoso matemático, usou pela primeira vez a palavra filosofia (philos-sophia), que significa “amor à sabedoria”. É importante observar que a própria etimologia mostra que a filosofia não é puro logos, pura razão: ela é a procura amorosa da verdade.

* A FILOSOFIA COMO UMA FORMA DE CONHECIMENTO
A filosofia não é uma doutrina, não é um saber acabado, com um determinado conteúdo, não é um conjunto de conhecimentos estabelecidos de uma vez por todas. A filosofia é um tipo de conhecimento diferente, que engloba um pensar que não é permanente, um pensar cheio de atitude que faz as pessoas questionarem todos os saberes instituídos. Nesse sentido, a filosofia não trata de um saber abstrato, à margem da vida. O próprio tecido do seu pensar é a trama dos acontecimentos, é o cotidiano.



Nenhum comentário:

Postar um comentário